Tentar a sorte ou crescer de forma organizada?
Você já ouviu falar que toda a crise traz também uma série de oportunidades. Já deve ter ouvido histórias de produtores que começaram negócios de sucesso em meio a situações extremamente desafiadoras, ou que aproveitaram esses momentos para dar uma grande virada rumo ao crescimento.
E também é possível que em meio às pressões gerada nos últimos anos em relação aos altos custos de produção leite, possivelmente deve conhecer produtores que optaram pela mera sobrevivência na atividade leiteira.
No entanto, a crise também pode atuar como um estímulo: como há muita coisa em jogo, as pessoas resistem, menos na hora de fazer coisas que em situações de normalidade, elas provavelmente não ousariam fazer, e é aí que as oportunidades começam a despontar.
Para chegar até as oportunidades, algumas decisões se tornam necessárias.
O que você está fazendo hoje, que lhe permitirá ter sucesso amanhã?
Não basta enxergar as oportunidades: é preciso saber como agarrá-las. Isso envolve algumas mudanças na forma de trabalhar na propriedade.
Albert Einstein já dizia: ‘’ Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!’’.
E para fazer gerar resultados melhores fui contrato por uma família em Seberi – RS, eles tinham 327 litros/dia em janeiro de 2019, primeira visita, o sonho é chegar a 1000 litros/dia.
Aceito o desafio e iniciamos os trabalhos com visitas a cada 60 dias na propriedade.
Primeiros passos:
- controle leiteiro para conhecer a produção das vacas em ordenha;
- medir a área da propriedade;
- organizar os piquetes da propriedade;
- coleta de solo para avaliar a fertilidade do solo.
A produção média dos últimos 12 meses está em 601 litros, a média saiu de 12.24 litros para 21.32 litros, e estamos melhorando nossa recria para em 2022 chegar aos 1000 litros dia, com muito planejamento e dedicação do produtor.
Muita desconfiança o produtor tinha na primeira visita, pois ele já teve algum tipo de “assistência’’ em sua propriedade e não obteve o resultado esperado.
Fica a dúvida: Vou investir novamente em consultoria? Quando será que vai retornar o valor pago pela consultoria?
Quando temos boas pastagens, boa genética e produtor comprometido com fazer o que fica combinado o resultado logo aparece!!!
Se você tivesse que tomar essa decisão agora, ainda entraria no mesmo negócio no qual você está hoje? E se sua resposta for não, o que você pretende fazer a respeito?
Qual é a visão de futuro de sua propriedade?
Um forte abraço a todos!
Juliano Alarcon Fabricio (Doutor Pastagem)