O Conhecimento Como Meio De Transformação Na Vida De Produtores De Leite

criador-na-frente-de-vacas_53419-8175

Olá, tudo bem?

     Vivemos na era do conhecimento e o nosso grande desafio é diminuir as diferenças. Hoje presto consultoria em diversas propriedades do Brasil, produzindo 20.000, 25.000, 30.000, 35.000 litros/leite/ha/ano, enquanto que a média do Brasil não chega a 3.000 litros/leite/ha/ano, segundo um levantamento feito pelo IBGE em 2010.

     Como trabalho com consultoria em pecuária de leite e corte, diariamente encontro com esses contrastes, isso nos faz refletirmos um pouco mais sobre as técnicas e o potencial escondido em cada propriedade.

     Tive toda minha infância em um sítio, localizado no interior de SP, onde tinha poucos sonhos, acreditava que a propriedade era pequena (24 ha) para produzir leite. Hoje com acesso ao conhecimento sabemos que podemos produzir 100/litros/leite/ha/dia ou seja poderia produzir 2.400 litros/dia nessa propriedade (24 x 100 = 2.400 litros/dia).

     Na época de minha adolescência se alguém me falasse isso eu o chamaria de louco, até que um belo dia assistindo uma palestra de um pesquisador da Embrapa consegui enxergar que era possível ter uma boa renda na propriedade produzindo leite! Naquele momento em 1998 me despertou um sonho: ser agrônomo e trabalhar com leite.

     Muito aprendi nessa pequena caminhada da vida e observo nas regiões que visito inúmeros problemas semelhantes aos da minha infância. No qual posso citar os o que os produtores mais dizem:

  • Minha área é pequena;
  • Minhas vacas não têm genética;
  • Não tenho comida;
  • Para crescer vou ter que comprar mais terra e vacas melhores;
  • Lotações de 10 vacas/ha em pastagens isso é loucura;
  • Nunca ninguém na região conseguiu isso.

Encontro também nas visitas um outro extremo: áreas com boa fertilidade de solo, áreas formadas com ótimas pastagens, boa genética, áreas com irrigação, produtores com boa capacidade de investimento porem não produzindo o leite que poderia, deixando de produzir muitos litros de leite por dia.

E onde está o grande problema?

  1. Não tem acesso ao conhecimento.
  2. Tem acesso ao conhecimento e não aplica.

Convido a todos a conhecer mais um caso de sucesso, onde estão sendo aplicados conhecimentos de forma técnica, com critérios, respeitando a particularidade de cada propriedade.

 

Em setembro de 2009 iniciamos o trabalho com 20 famílias; depois de 2 anos de parceria o trabalho aumentou para 30 produtores atendidos no município, faz uma visita mensal a cada propriedade. 

 

     O Gráfico 01 apresenta o resultado obtido com as primeiras 20 famílias, com início dos trabalhos em setembro de 2009 e média de produção mensal do ano de 2014:

     Um crescimento fantástico de 231,71%, no período de 4,5 anos. A produção anual de leite teve um acréscimo de 1.454.160 litros depois da implantação do trabalho. Considerando em média preço do leite a R$ 1,00 o litro, temos um acréscimo de R$ 1.450.000,00 no município, renda essa de apenas 20 famílias.

     É muito gratificante poder acompanhar a evolução das famílias. Parabéns aos produtores pelo excelente trabalho.

Um forte abraço a todos!

Juliano Alarcon Fabrício (Doutor Pastagem)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *